30 de nov. de 2015

E aí, você está preparada?

Certo dia fui pega com essa pergunta: "E aí, você está preparada?"... A resposta?Bem... Eu não sei se estou preparada ou não para a maternidade.E quando decidimos por engravidar, ter ou não ter um filho sempre leva a essa pergunta, e a resposta nem sempre é a certeza.
Que a gravidez muda nossa vida desde o positivo,isso é indiscutível.Acho que não estamos preparados para encarar as mudanças de uma maneira natural.Pelo menos eu tenho essa dificuldade de aceitar mudanças.Mudanças seja ela qual for,profissional,pessoal... Enfim... Mudanças assustam sim e dizer que estamos preparados para encarar de frente nem sempre é verdade.

Será que estou preparada?Acho que não.Mais também acho que se pensar muito o tempo passa e você não vai encontrar a resposta.Ainda não inventaram um manual de como se preparar para ser mãe.Minha humilde opinião é que aprendemos na prática,com o choro do bebê,com as noites mal dormidas... Um dia após o outro você aprende e vai aceitando essa 'nova condição'.


Se analisarmos,hoje em dia,existem diversas situações que 'te ajuda a se preparar' para a chegada do bebê.Existem curso para gestantes e casais grávidos, livros cheios de fórmulas infalíveis,filmes sobre parto, fóruns,blogs,grupos no Facebook... E por aí vai.Mais e na época de nossas avós e mães?Não existia esse tipo de ajuda e elas não aprendiam?
Quando se engravida você precisa comprar um monte de parafernálias que inventaram, parar de comer um monte de coisas e passar a comer um monte de outras, deixar o quarto do bebê pronto até o 5º mês, fazer o chá de fraldas até o 7º, estar como a mala da maternidade pronta na 34ª semana, fazer um book da barriga no 8º mês, e claro, basicamente ter tudo planejado na sua cabeça, desde o plano de parto até a faculdade que seu filho vai cursar.
E quando chegar a minha vez?Como vai ser?Uma coisa é certa,eu vou me desesperar logo no primeiro minuto.Mais por outro lado sou uma pessoa super organizada e faço planejamento para tudo,e como já mencionei em alguns post quero uma gravidez planejada.Só que de tanto pensar,meu tico e teco travaram legal,porque como vou poder planejar uma coisa que não faço a menor ideia de como será?
Agora eu estou em outra vibe. Quero ser surpreendida pela experiência de ser mãe (será que estou virando hippie??? nãooooo!!!!!) e tentar planejar tudo tiraria de mim essa possibilidade. Além do que a chance do planejamento dar todo errado é gigantesca, o que geraria uma enorme frustração, porque eu não tenho experiência e vivência nenhuma no assunto para fazer um bom planejamento.Já li diversas coisas sobre o assunto,mais é aquela coisa né,a prática é diferente da teoria e o que está escrito no papel nem sempre a gente coloca em prática de fato.
Depois de pensar tanto sobre estar ou não preparada, concluí que a única preparação possível é o desejo, ter vontade de ser mãe, estar com a energia mobilizada para isso. Esse envolvimento é um processo, vai acontecendo durante a gestação, acho que é por isso que ela dura nove meses,pra gente poder ir trabalhando com o desejo. Mas antes de engravidar esse desejo deve existir em algum lugar, para com o tempo da gravidez ele ir se consolidando.
Então amiga,se você está no mesmo momento que eu,desejando engravidar,mais ainda não teve coragem de tentar,meu conselho é dar um passo de cada vez.Amadurecer as ideias pra quando chegar o momento certo,você não pirar,não enlouquecer.Fácil?eu sei que não vai ser.mais na vida quem disse que as coisas são fáceis?Enfrentamos nossos medos desde que nascemos.Um dos primeiros desafios que encontramos na vida são de quando éramos bebês.Aprender a falar,a andar,o primeiro dia na escolinha com certeza não foram fáceis não é mesmo?Mais acredite,você passou por tudo isso e conseguiu!Porque não iria conseguir se preparar para ser mãe?Deus sabe o que faz ;)


Beijos e até a próxima!

Luh

7 comentários:

  1. Adorei!!! Passei exatamente por isso! Fiquei uns meses conversando com o marido até chegar a conclusão de que era a hora certa =)

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Acho que é isso mesmo!
    A gente pensa, pensa e pensa e nunca está pronta!
    E daí uma hora vem e você vai se preparando como dá!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pra mim nunca estamos preparadas, estou de 15 semanas e ainda não me sinto preparada, mas acho que é extramente normal, é o medo da mudança mesmo, o importante é ter vontade e se jogar! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Sempre morri de medo de ficar grávida. Marido sempre quis muito e eu ia adiando. Quando parei o anti foi meio por 'imposição' dele. Fiz tratamento para engravidar pois tenho SOP. Consegui engravidar mas perdi. Agora estamos juntando dinheiro para fazer a FIV, pois neste meio tempo meu marido descobriu que tem varicocele. Estou na fase aguardante. Sei que vai vir mais uma grande luta pela frente, mas posso dizer que a vinda de um bebê é sempre uma benção. Preparada nunca estaremos isso é fato. Mas tendo o desejo e o amor de mãe no coração, a gente aprende tudo!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Luh!
    Eu não estou preparada! Rsrsr... nem financeiramente, nem psicologicamente.
    Mas concordo que ficar pensando no "será que estou pronta?" só nos deixa mais confusas ainda. Tem que deixar acontecer e pronto, deus dirá qual será o momento certo.

    Bjos, até mais!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu acabei de conhecer seu blog e já estou seguindo.
    Em relação a estar prepara,mesmo agora que meu filho tem 9 meses,ainda tenho essa
    insegurança.Acho que isso è super normal,mães sempre são inseguras pra tudo.
    é super normal.
    Eu planejei muita coisa antes de engravidar e quando engravidei tudo foi diferente rsrsrs
    Um conselho que te dou,deixa acontecer!!!!!
    Se quiser vem conhecer meu cantinho também.
    Beijos
    simplesedocebyleh@blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Já estou de 35 semanas e não me sinto preparada, mas já estou mais segura do que antes.
    Foi uma novela pra eu ter coragem pra tomar a decisão de engravidar, mas tem uma hora que temos que agir meio que por impulso pq caso contrário passaremos a vida planejando e nunca executando rs.
    bjksss

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação pois eu faço questão de ler um a um. Aguarde que logo o seu será aprovado e respondido. E obrigada por comentar, isso é muito especial pra mim.Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!Comente com civilidade e mantenha sua educação!Leve as discussões de maneira sadia!

Obrigada por comentar!

Beijos

Luh

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Não retire os créditos - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo