13 de nov. de 2014

Cartão de vacina em dia antes da gravidez

Continuando a falar sobre os cuidados que devemos ter antes de engravidar,hoje falarei um pouco sobre vacina.É importante que a mulher coloque em dia o seu cartão de vacina antes de pensar em engravidar.Para quem deseja planejar uma gravidez saudável e proteger seu futuro baby vale a pena tomar certos cuidados.
O mais interessante disso é que na maioria das vezes as mulheres não tem o conhecimento adequado de que existem maneiras seguras de se evitar complicações antes de uma gravidez.E toda mulher que se encontra em idade fértil deve estar devidamente vacinada.Isso ajuda a proteger seu futuro filho.A vacinação em dia ajuda a prevenir doenças,malformação ou até mesmo um aborto espontâneo.
O pior disso é que muitos profissionais ligado na área de gestação sequer passa essas informações para a mulher.São poucos os que pedem o histórico de vacinação de suas pacientes ou que orientam para que isso seja providenciado.Cuidados que parecem simples pode salvar uma futura vida.Recomenda-se que a mulher seja vacinada antes mesmo de engravidar,isso porque existem vacinas que não devem ser aplicadas em mulheres já grávidas.E depois de vacinada ela deve esperar pelo menos um mês para tentar engravidar.
Deixarei abaixo uma relação de vacinas que são importantes ser tomadas antes da gravidez.E se você ainda não tomou qualquer uma que seja vale a pena procurar um posto de saúde e solicitar informações para que seja tomada.
Saiba os riscos que a mulher poderá ter caso ela não seja vacinada contra determinadas doenças. Portanto, se cuide e de quebra você estará cuidando também do seu futuro filhote!!Fique esperta ;)



- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) – A mulher grávida que adquirir rubéola poderá causar malformações no feto, como surdez, catarata, glaucoma, problemas cardíacos e neurológicos;

- Contra a varicela - Se o contágio for aos três primeiros meses de gestação, pode causar malformação do feto (abrangendo membros, órgãos e o cérebro) e até mesmo a morte dele. Caso a gestante contraia a varicela alguns dias antes do parto, o bebê tem grandes riscos de nascer com varicela neonatal;

- Gripe – O risco de a gestante evoluir para uma pneumonia em conseqüência de uma gripe é cinco vezes maior. As mulheres que não receberam a vacina antes da concepção poderão se vacinar a partir do segundo trimestre da gravidez no período de maior circulação do vírus (inverno);

- Tríplice bacteriana acelular para adultos – (dTap - difteria, tétano e acelular coqueluche) – Tanto mamães como todos que estão em volta do futuro bebê devem tomar a vacina para não transmitir para o pequeno. A coqueluche pode causar pneumonia, insuficiência respiratória aguda e convulsões levando à paradas respiratórias com risco de deixar sequelas mentais e motoras por falta de oxigenação do cérebro. Mulheres que receberam a dT há mais de dois anos podem tomar a dTap antes da gestação ou após o parto;

- Hepatite A – Deve ser solicitado os testes sorológicos para verificar se a mulher é ou não imune à hepatite A. As suscetíveis devem ser vacinadas antes da gestação;

- Hepatite B – A mulher portadora de hepatite B pode transmitir o vírus ao bebê durante o parto. Até 90% dos filhos das mães com hepatite B correm o risco de se tornarem portadores crônicos e ter sequelas como cirrose e câncer hepático;

- Pneumocócica 23 valente - É indicada apenas a mulheres que tenham doenças crônicas cardíacas, pulmonares, renais, diabetes, imunodeficiências e desprovidas de baço, pois estão mais propensas a doenças pneumocócicas invasivas;

- Meningócica – No Brasil, a vacina meningocócica conjugada contra meningococo C tem sido recomendada em diversas regiões e é indicada principalmente a grupos de risco (falta de baço, imunodeficientes) ou durante surtos e epidemias, para maiores de dois anos de idade.

É importante ressaltar que a imunidade pode baixar durante a gravidez devido ao desiquilíbrio hormonal,por isso os cuidados devem ser tomados antes da gestação.Estando com o calendário de vacinação em dia, mamãe está privada contra doenças que são prejudiciais a si e ao seu bebê, não expondo seu bebê ou futuro bebê ao risco de contrair alguma dessas doenças que podem ser fatais.

Portanto meninas vale dar uma conferida no cartão de vacinação viu ;)

Beijos


Créditos: Guia do bebê

5 comentários:

  1. Eu tive essa preocupação e atualizei o meu cartão de vacinas antes de engravidar.
    A minha médica até hoje nem tocou no assunto, mas estou tranquila pq sei que estou imunizada.
    Já a enfermeira do posto de saúde que tbm estou fazendo o acompanhamento, foi a primeira coisa que me pediu-Meu cartão de vacinas.
    Informação é tudo, pq se for depender só dos médicos eles deixam passar muita coisa.

    Bjs!

    http://deliriosdeumamaedeprimeiraviagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Menina, ótima dica! Não tinha pensado nisso e nem sei cadê meu cartão. Vou procurar! Preciso correr atrás disso logo.

    http://antesdopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oieeeeee!

    Quando eu era pequena tive um pequeno problema e a partir dos 11 já não tomei vacina nenhuma! Fui proibida. Na gravidez também, não pude tomar e graças a Deus meu namorado tinha o sangue que combinava com o meu, e não tínhamos aquele probleminha do tipo sanguíneo. O que eu fiz para evitar é não ficar próximo de pessoas com doenças transmissíveis e não fui mais em hospitais! Exames eu fazia em lugares especiais para gravidas e foi assim que fui levando! Não deu nada e não dará. Mais foi sorte mesmo...

    Bjs

    http://sendomaeaos20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Post super informativo...
    Tem que ficar com tudo em dia,ne
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Luh, passei por aqui para conhecer seu blog e estou te seguindo, se quiser conhecer o meu sinta-se a vontade, assim como vc sou uma desejante...rsrsrs

    http://derepentequerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação pois eu faço questão de ler um a um. Aguarde que logo o seu será aprovado e respondido. E obrigada por comentar, isso é muito especial pra mim.Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!Comente com civilidade e mantenha sua educação!Leve as discussões de maneira sadia!

Obrigada por comentar!

Beijos

Luh

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Não retire os créditos - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo