3 de abr. de 2017

O mioma e eu

Olá meninas!

Como prometido,hoje vou falar sobre meu mioma.Já que tem muita menina principalmente lá no insta perguntando como eu engravidei com o mioma.

 
Bom,quem me acompanha desde o inicio,sabe que tenho um mioma submucoso.Meu GO me pediu pra fazer,lá nos primeiros exames,uma transvaginal,e foi aí que descobri o mioma de aproximadamente 4cm. A principio aquilo me deixou apavorada.Os miomas podem ser únicos ou múltiplos,no meu caso é apenas um,que se encontra lá no fundo do útero.

Geralmente o mioma não provoca infertilidade,porém,dependendo de onde ele se encontra,pode sim dificultar na implantação,principalmente quando ele está localizado na camada interna do útero (mioma submucoso). e isso meu médico tinha deixado bem claro,mas naquele momento ainda era cedo saber se ele era a causa da demora.

O mioma submucoso é o menos frequente,mais ocasiona sintomas como sangramentos,só que eu nunca tive sintoma que pudesse me fazer desconfiar.Não tinha sangramentos de escapes fora do período,minha menstruação sempre vinha normal e com fluxo de leve a moderado e as cólicas eram normais.

Poucos meses antes de eu engravidar,o médico quis descartar problemas com a ovulação,e foi aí que comecei a tomar clomid. Em novembro tinha sido o primeiro ciclo com clomid,e fazendo as US para acompanhar se os folículos estavam respondendo bem ao indutor, foi constatado que ele tinha crescido para cerca de 5cm e o médico, foi bem claro em dizer,que já considerava fazer uma cirurgia para retirada antes de engravidar,do contrário ia ficar cada vez mais difícil,porém,falou que se a gravidez não ocorresse naquele mês,ia me passar só mais um ciclo com clomid.

Com a notícia do crescimento do mioma,confesso que fui tentado loucamente engravidar naquele ciclo.Até que nesse mesmo ciclo,minha menstruação atrasou por 7 dias. No oitavo dia fiz o teste,deu negativo,a danada desceu e eu já me imaginei idosa e solitária,porque sou dessas dramática ao extremo.

Liguei para o médico que disse para tentar novamente com clomid no ciclo(O último) de dezembro,dando negativo,íamos partir para a cirurgia.Fui procurar uma segunda opinião e a doutora me tranquilizou, disse que não era necessário partir para cirurgia logo de cara,que eu tinha sim chances de engravidar naquele segundo ciclo usando clomid e que o mioma podia sim ir crescendo.O crescimento é variado, podendo ser rápido, lento ou não apresentar desenvolvimento,isso tanto antes quanto depois de engravidar.

Tomei o indutor,atrasei 15 dias,fiz o teste,deu positivo!! Sim estava grávida.Deus é tão bom que mandou meu presente na hora exata, nem antes, nem depois, no tempo certo.. Vale ressaltar que durante esse ciclo que engravidei,rezei muito,pedi muito para que eu fosse abençoada.

Retornei no meu médico com o exame positivo e ele ficou de cara... Hahaha... a orientação foi somente continuar monitorando o crescimento.Ele disse que na gestação, miomas costumam crescer rapidamente,e foi exatamente isso que aconteceu.Na primeira ultra que fiz com 6 semanas ele tinha crescido para 6cm e até a ultima feita nas 12 semanas ele já estava com 7cm.

Perguntei se tinha algum risco para o bebê e o médico falou que o risco maior seria um parto prematuro.E já entrando no assunto de parto,o meu será cesária.Não é o que eu desejava,mais o médico explicou que como o mioma se encontra no fundo do útero,bem próximo ao colo,isso pode prejudicar a saida do bebê em um parto vaginal,causar hemorragia ou possíveis complicações e dores bem mais intensas.Orientou a retirada do mioma após o nascimento do baby,quando o útero estiver em suas condições normais.

Até agora,a gestação está correndo tudo bem graças a Deus!Não tive nenhum sangramento ou dor e esperamos que siga assim até o fim da gestação.

Então meninas,é aquela velha história,tudo no momento certo.Quando eu já estava perdendo as esperanças e já considerando fazer uma cirurgia que poderia sim causar complicações maiores na minha fertilidade,eis que Deus me permitiu engravidar!!

Não percam as esperanças,por mais difícil que seja o seu prognóstico,nada é impossível nas mãos do senhor!!!

Boa sorte meninas!!


Beijos
Luh 

6 comentários:

  1. Ótimo texto de incentivo para quem está desamimado!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É sempre assim...quando menos esperamos o milagrinho acontece! Nunca é na nossa hora, mas sempre na de Deus!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Luh!
    Encontrei seu blog pesquisando sobre miomas e gravidez.
    Gostaria que você me contasse melhor sobre o seu mioma e como se desenvolveu até agora a sua gestação. Qual o tipo do seu mioma? Alguma intercorrência? Qual a conduta do seu médico desde o início? Tenho 33 anos e descobri um mioma intramural, de 4 cm. Fui em dois médicos com opiniões absolutamente contrárias. Ambos experientes e competentes, cada um em sua especialidade. Fiquei bastante dividida e preocupada, por isso gostaria de ouvir outras experiências. Obrigada e abraços! Bruna

    ResponderExcluir
  4. Desculpe, Luh, Li novamente e vi que o seu tipo e o submucoso.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia galera tenho os três tipo de mioma bem pequeno tamanho de um caroço de feijão estou tomando clomid este mes se eu nao conseguir vou desistir tenho 40 anos entao ore por mim que der certo obg

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação pois eu faço questão de ler um a um. Aguarde que logo o seu será aprovado e respondido. E obrigada por comentar, isso é muito especial pra mim.Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!Comente com civilidade e mantenha sua educação!Leve as discussões de maneira sadia!

Obrigada por comentar!

Beijos

Luh

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Não retire os créditos - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo